Lerê Virginia, simplesmente Lerê

NUNCA é TARDE PARA DESCOBRIR-SE NUMA NOVA CARREIRA! ACREDITE EM UM SIMPLES EXEMPLO DISTO.

BEM-VINDO AO LUGAR ONDE A ARGILA SE TRANSFORMA EM OBRA DE ARTE, A ALMA SE MOVE COM SONS HARMONIOSOS PINTADOS EM NOTAS DE TODOS OS TONS.


OBRIGADA POR PERCEBER MEUS MOMENTOS E SENTIMENTOS.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Forno no Quintal


Forno do Mestre Sussula

Com um pequeno forno no fundo do quintal, o ceramista pode ter uma produção modesta. A qualidade vai depender de um calor constante, da observação, da muita atenção que se dá às chamas por 24h seguidas, e de uma boa carga de instinto e paciência. Sem a ajuda de qualquer aparelho, "assar" as peças torna-se algo de grande maestria. 


Forno da casa de Mestre Sussula

Este tipo de forno com seu método particularmente primitivo, ainda é muito usado por pequenos artesãos; que apesar de sua beleza, ameaça o ecossistema local com a retirada indiscriminada da madeira (em Tracunhaém por exemplo, a lenha que alimenta os fornos é proveniente de lugares distantes, uma vez que esse recurso é já exaurido na região).
O sustento da atividade em algumas comunidades vai depender sobretudo do utilizo de novos recursos e práticas em absolutamente quase todo o seu processo de produção, que vai desde a retirada da argila e sua preparaçao, até à queima e decoração...Mas isto é um tema do qual prefiro não aprofundar debate.



Aprendendo com Mestre Sussula

Lerê  colocando lenha na fogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário