Lerê Virginia, simplesmente Lerê

NUNCA é TARDE PARA DESCOBRIR-SE NUMA NOVA CARREIRA! ACREDITE EM UM SIMPLES EXEMPLO DISTO.

BEM-VINDO AO LUGAR ONDE A ARGILA SE TRANSFORMA EM OBRA DE ARTE, A ALMA SE MOVE COM SONS HARMONIOSOS PINTADOS EM NOTAS DE TODOS OS TONS.


OBRIGADA POR PERCEBER MEUS MOMENTOS E SENTIMENTOS.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O que é Awassa?



Awassa é uma dança de origem africana tradicional da etnia Boní. Na Guiana Francesa, tive oportunidade de estudar e aprender com minhas amigas Monique, Veronique e Arianna do "Village Saramaka".

Utiliza-se atacado aos pés um instrumento percussivo chamado yo-yo kaway*, tecido manualmente, enfeitado com miçangas e sementes. Eles funcionam como chocalhos, estridentes, agudos e que devem obrigatoriamente acompanhar os músicos durante a exibição da dança. O yo-yo kaway relembra o som das correntes usadas durante a escravatura; e o que impediria maior liberdade de movimentos, constituía assim  num objeto para seduzir.

Com os braços suaves ao passo que todo o corpo vigorosamente exibe o jogo do quadril, o que mais impressiona no Awassa, é ter que dançar na maior parte do tempo agachada. Sendo ideal que o bumbum esteja na mesma altura dos joelhos, como se estivéssemos sentadas numa cadeira muito pequena, ou seja, quanto mais baixo, melhor. No caso dos homens, essa posição é mais tolerante, e sendo menos executada, eles gozam de maior conforto enquanto dançam.

Uma característica impressionante desta tradição boní, é ter de usar o "lado dos pés" enquanto se dança agachada e na meia ponta(tudo isso ao mesmo tempo), em uma troca de apoio muito veloz e sincronizada com os demais participantes do grupo.

Na filmagem do Festival de Awassa em Saint Laurent du Maroni na Guiana Francesa, podemos admirar um pouco dessa manifestação cultural rica e sedutora, misteriosa aos ouvidos e instintiva em todo o seu desenvolvimetno.

*Não sou segura se a grafia está correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário